Relatório > Livro Virtual
Nesse tutorial você aprenderá como gerar e personalizar o Livro Virtual
O Livro Virtual é um relatório em formato PDF e serve como um resumo completo do período, ideal para apresentação a síndicos, conselheiros e auditorias.
Como Gerar o Livro Virtual.
1. Acesse a aba Relatório > Livro Virtual
2. O sistema já possui um modelo padrão pronto para uso
3. Preencha:
⦁ Mês inicial (obrigatório)
⦁ Mês final (opcional – se quiser gerar de um período maior)
4. Clique na seta de download (ícone ou botão indicado) para baixar o Livro Virtual em PDF
Quando o arquivo PDF do Livro Virtual for baixado:
⦁ Clique no ícone nuvem para acessar a pasta de downloads do seu computador, onde o arquivo está salvo.
⦁ Ou clique diretamente na tela apresentada na barra azul para visualizar o PDF ali mesmo, sem precisar abrir a pasta.
Se você deseja usar o modelo padrão do sistema como base, mas com algumas modificações, pode simplesmente copiar o livro e editar os relatórios incluídos.
Clique no ícone de cópia.
Após a cópia, clique no ícone lápis para realizar a edição desejada.
Se você quiser, também é possível criar um livro completamente do zero, sem depender do modelo padrão.
Na tela do Livro Virtual, clique no botão "+" (Novo Livro) que fica abaixo do modelo padrão.
Configure o nome, os relatórios e informações que deseja incluir no livro.
Ex: Criando a Capa do Documento:
Para configurar a capa:
1. Em Opção de Relatório, selecione: Capa de Documento
2. Configure:
⦁ Tema e Estilo: Escolha o visual desejado
⦁ Tipo de Relatório: Selecione o modelo de capa
⦁ Imagem de Fundo: Selecione uma das opções de imagens apresentadas.
⦁ Título da Capa: Defina o nome que aparecerá na capa.
⦁ Referência: Coloque a referência do ano ou descrição complementar.
Adicionar Relatórios ao Livro:
Após configurar a capa:
⦁ Clique em Adicionar Relatório
⦁ Selecione os relatórios que deseja incluir no Livro Virtual (ex: demonstrativo, receitas/despesas, inadimplência, gráficos, extrato de documento, etc.)
⦁ Repita o processo para adicionar quantos relatórios quiser
Finalizar a Criação:
⦁ Após montar toda a estrutura (capa + relatórios):
◦ Revise a ordem dos itens, se necessário
◦ Clique em Criar